sábado, 16 de abril de 2011

Sábado, Lua em Libra

A Lua cresce no signo de Libra - já-já estará cheia de força, redonda, simbolizando que aquelas sementes,  lançadas no momento da Lua Nova, estão maduras.

A Lua libriana passa, linda, desfilando na passarela. Mas na frente de Libra, está quem? Áries, e aquela concentraçao planetária da qual estamos falando aqui já há um tempinho: Urano, Marte, Mercúrio, Júpiter, Sol... todos em Áries, todos vendo a bela passar e sendo atiçados - melhor dizendo, ativados, por oposição. Que no céu (como na vida) nenhum planeta se move impunemente, sem criar relações com os demais.
Desfilando pelo signo que ama a paz, a Lua atiça planetas no signo que dá início ao combate. Que seja um bom combate, pelo menos, o combate que nós mesmos escolhemos.

(E olhem a chamada do G1 enquanto escrevo isso!)

Nos horóscopos de jornais e revistas, a gente aprende (eu que sou libriana, pelo menos, aprendi) que Libra é o romântico e charmoso do zodíaco. Mais ou menos. A maior habilidade de Libra, e acho que é isso que devemos chamar em causa neste momento, é o equilíbrio dos opostos. Por isso é uma balança, por isso é indeciso, por isso entre os significados de Libra está o casamento: porque há o eu (Áries) e há o outro. Libra equiLIBRA, chama irritantemente a atenção para o outro lado. Principalmente, para o Outro.

Não quer dizer que sejam momentos fáceis. E é fácil sair da nossa própria viagem, do nosso próprio umbigo, e olhar para o outro? Hoje, ao mesmo tempo, a Lua ativa "Marte-nervosinho-em-Áries" e Plutão, outro planeta de vibrações associadas a desastres e violências. Marte e Plutão, por sua vez, já estão há tempos em contato no céu e essa dupla ativação por uma lua cheia vai ser lenha na fogueira.

Neste momento em que o fruto plantado no início da lunação ariana, a lunação da luta pessoal, está maduro, o céu convida a olhar para o Outro. Qual é o sentido da luta pessoal, se absolutamente solitária?

Nenhum comentário: