domingo, 4 de março de 2012

Lua em Câncer e Rio dos Macacos


A escolha de Dani foi pra ontem, mas vale pra hoje, também: "A Água limpa as mazelas do mundo..." Precisamos!

Bom dia - quase boa tarde. Domingão de Lua em Câncer, o melhor lugar do mundo é a minha casa e o melhor lugar da casa é a minha cama (principalmente se é preciso equilibrar um barrigão de oito meses, risos...). Não chega a ser preguiça. Câncer é muito mais movido pelo desejo da segurança do que pela preguiça propriamente dita.

Câncer tem fama de ser um signo fofo. Mas olha o que nos lembra o querido João Cividanes:

"muitos supervalorizam o lado “mãe caridosa” de Câncer, protetora, etc, mas esquecem das forças que a regem... Câncer é “mãe da lama”, ancestral, que se apega às origens, ao passado, ao “lugar seguro da vida”. Se analisarmos o comportamento do bichinho acima, é um ser quase que exclusivamente noturno, sai ao Sol apenas se provocado ou por muita necessidade... Defensivo, mora enterrado na areia ou no mangue, alimenta-se de restos de bichos mortos, lodo, dentre outros. Extremamente agressivo quando provocado, ou quando tentam removê-lo de sua segurança."

Embora o texto de João tenha sido escrito ontem, achei que vale muito para hoje, pelo menos para os baianos: há pouco foi anunciada a ação de reintegração de posse do Quilombo Rio dos Macacos - uma área ocupada há mais de 200 anos na Região Metropolitana de Salvador - pela Polícia. Com a Lua em Câncer, não podemos esperar, de jeito nenhum, um processo pacífico, ninguém vai sair por conta própria do local em que seus pais, avós,  ancestrais... viveram.  A Lua em Câncer faz aspecto com Saturno, exaltado em Libra: a letra da Lei. Que, pelo pouco que apurei, está ao lado do Quilombola. Informa Vilma Reis:



"O Artigo 68 da Constituição de 1988 e o Decreto 4887/2003, garantem os direitos da ocupação secular da Comunidade. Rio dos Macacos está naquele Território há mais de 238 anos"

Ficamos aqui torcendo não apenas pela Lei, mas pela Justiça - outro atributo de Saturno, que recebe aspecto da Lua. Bom Domingo, dia de Sol (muito SOL!) para nós.

Nenhum comentário: