domingo, 20 de março de 2011

Já é Ano Novo!



Para ganhar um ano-novo / que mereça este nome, / você, meu caro, tem de merecê-lo (Carlos Drummond de Andrade)



Mas o ano não passou tão rápido assim. Sim, ainda estamo em março. Não, nada a ver com a (clássica) piada "o ano só começa depois do Carnaval". O ano novo aqui, no caso, é o astrológico, que (re)começa hoje, às 20h21 (horário de Brasília), com o ingresso do Sol no signo de Áries. E como Áries representa os inícios, achei que nada mais apropriado do que fazer o open blog hoje, no primeiro dia do primeiro signo. Então, bem vindos! :)

Conversando sobre ano novo astrológico em casa, o namorido perguntou: "E em que ano estamos no ano astrológico?" - uma referência clara à contagem de tempo que os diferentes calendários fazem: 2011 no gregoriano (o nosso!), 4709 no Chinês, 5771 no Hebraico (e no Maia, vejam vocês, daqui a pouco é o fim do mundo).

Mas a referência a um novo ano astrológico não implica (que eu saiba!) em uma contagem de tempo linear, talvez porque a perspectiva da astrologia seja radicalmente cíclica - vamos de Áries a Peixes, e voltamos a Áries, recomeçando toda a vida... o que não quer dizer, em absoluto, que todos os anos sejam iguais.

Senão, vejamos: este novo ano astrológico é marcado por mais três planetas em Áries: além do recém-chegado Sol, temos Mercúrio, Júpiter e o igualmente recém-chegado Urano, abraçadinho com o Sol. Previsões podem soar irresponsáveis, mas uma coisa é certa: com tantos planetas aí, as qualidades arianas - audácia, coragem, rapidez, iniciativa - mas também um tanto de destempero e agressividade - estão valorizadas esse ano.

Outra coisa a ser observada é a posição da Lua. Neste ano que começa, ela está em Libra - signo oposto complementar a Áries. A Lua fala dos humores, do clima coletivo, daquilo a respeito do qual todos estarão falando. Libra é aquele que busca justiça e equidade, o equilíbrio dos dois pratos da balança. Também em Libra, conjunto à Lua, está Saturno - o que pra mim só reforça que este ano pode ser marcado pela busca por justiça.

Um exercício interessante é ver a interação do mapa do evento com o seu próprio mapa natal. Por exemplo: o ascendente do mapa da entrada do Sol em Áries está a 16 graus de Escorpião - conjunção exatinha (Bingo!) com meu Mercúrio natal e conjunçao também com meu Meio do Céu. Ano de voltar a investir nos assuntos mercurianos - a escrita (olha o blog aí), os estudos e de trabalhar, muito mais ainda...

Quem quiser ler mais sobre o evento, recomendo o artigo Feliz Ano Novo Astrológico, de Clarissa de Franco. Pra ninguém ficar confuso: vocês verão que a interpretação que ela faz do mapa tem algumas coisas diferentes da imagem do mapa que postei acima, calculado para Salvador - por exemplo, em "nosso" mapa, Plutão está na Casa 2, na interpretação dela, ele está na 3. Lembremos que os mapas variam de cidade pra cidade, daí as diferenças.

Entenderam? Ficou confuso? É só postar nos comentários...

4 comentários:

Lisa Vietra disse...

feliz ano-novo!!!!
agora eu vou ali nas cartas de tarot completar o ritual de energização! rs

Poesia do Céu disse...

Muito bem!
Toda energia e todos os recomeços (ops! Escorpião detected!) são bem vindos.

Tatiane Souza disse...

Minha amiga, irmã e astróloga preferida,

Li e adorei as suas boas-novas (com excessão do fim do ano Maia). Desejo-lhe sorte nesse começo (do blog, da astrologia...) que é, sinto, um reencontro seu com um conhecimento muito profundo. Parabéns pela busca, pelo encontro, pela entrega!

Ana Fernanda disse...

Obrigada, Tati! :)