quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quarta, eclipse e desapego


Olha a de DaniLu hoje: "Fala de aprendizado: 'Uma menina me ensinou... quase tudo que eu sei' 
Aliás, essa fala de muita coisa do post. Abandonar, descartar, refazer hábitos, crescimento.


Hoje às 17h12, um Dragão devora a Lua: era assim que os antigos explicavam os eclipses, segundo nos ensina  Elias Mendes. Em Astrologia, Eclipses são vistos com cuidado - e eu já estou pra lá de desconfiada com tanta gente recomendando coisas para o momento:

Fala @titividal: Esse eclipse vai ser bom para abandonar de vez velhos habitos e padroes que insistem em nos acompanhar...#astral.

Fala @barbaraabramo: Horas de recolhimento pra pensar na vida e verificar o que pode ser transformado/descartado: pre eclipse lunar poderoso em Sagitario!

Fala @dimitricamiloto: Eclipse é coisa natural: ele apenas pede que você não se aliene em relação às responsabilidades do seu desenvolvimento pessoal e espiritual.

UPDATE: Fala @ACUIO: em outras palavras, o mundo está em chamas, mas se vc puder, tire o dia para refletir, pensar, avaliar. não beba tb. veja o céu de cara. #hj

E eis que ontem eu falei que nós é que pertencemos ao céu, e hoje me vejo tensa diante de um eclipse. Nada como um dia após o outro... Desapego é, de fato, uma lição a ser exercitada.

Se desapego é a palavra-chave, entendo que talvez seja o caso de o exercitarmos na relação com o outro, seja esse outro o namorado(a), marido / mulher, sócio, clientes - em suma, todo aquele que se relaciona abertamente conosco. O mapa para o eclipse, que é seguido da Lua Cheia em Sagitário, acontece envolvendo as casas que dizem respeito à relação Eu-Outro: Casas 1 e 7.

Como a Lua Cheia está em Sagitário, eu me pergunto - será que estamos nos portando como "donos da verdade" em nossa relação com o outro? Sagitário pode ser muito dogmático - o gosto pela sabedoria pode levar a esse tipo de excesso. E só para voltar a falar no mote do eclipse: Júpiter, regente de Sagitário (e regente da próxima semana), está em Touro, signo que tem entre as suas características a teimosia e (adivinhem) o apego.

Mas e aí, né? Como sair desse cabo-de-guerra travado por Sol e Lua (que pode se tornar um cabo-de-guerra dentro da gente). Me ocorreu que a posição de Júpiter, regente da fase cheia da Lua, poderia dar uma luz (nota: cada vez mais compreendo a importância da posição dos planetas por Casa, e não apenas por signo). Júpiter está na Casa 5 - valei-me, Anna Maria Ribeiro!

"A Casa 5, por estar relacionada com a criatividade, indica a ideia de brincar. Para muitas pessoas, brincar é divertir-se e não levar a sério. Casa 5 é fazer o que se quer, sem impedimentos e devido à livre escolha. É uma forma de se relaxar. Isso pode ser feito através do esporte (...), através das artes (...). Jogar ou brincar não é secundário" (Anna Maria Costa Ribeiro, Conhecimento da Astrologia - Manual Completo, p. 252)

Criatividade, prazer, brincadeira, amor: caminhos para lidarmos com o apego? Veremos o que podemos fazer.

Um comentário:

Clarice disse...

Desapego também ao passado, né? Eu olho para esse vídeo e vejo os meninos do Legião tão meninos, tão baby face, que parecem que estavam aí brincando. Uma saudade deles juntos assim, mas, ao mesmo tempo, uma convicção de que era para ter sido assim mesmo, como foi. E é por isso que tem tanto valor, hehe. Bjos Nanda