terça-feira, 7 de junho de 2011

Quarta, Lua cresce em Virgem

Fala, DaniLu! "Brasília-música-palavra-Cássia Eller. Sol, lunações cecílicas, mais palavras, astros, planetas, Nando Reis. Muita falação, sonho, dispersão, arte... só pode ser essa, que tb esperava o momento."

"Tenho fases como a Lua", canta Cecília Meireles. É "Lua Adversa" o nome do poema, que decorei quando criança. Gostava, gosto ainda, de tudo de Cecília, mas "Lua Adversa" ficou guardado em um lugarzinho mágico no coração: recitá-lo mentalmente era uma espécie de brinquedo secreto.

Lembrei do poema ao começar a escrever o post sobre a Lua Crescente, que acontece nessa quarta, 23h10. Típico lembrar de um poema sob uma lunação geminiana, né? Gêmeos é o escritor, tem toda a relação com a literatura. A Lua cresce em Virgem e ativa Mercúrio em Gêmeos e Marte em Touro.

Embora o "tom" do mapa seja dado sempre pelo planeta regente do signo que está no ascendente (que nesse caso é Peixes, regido por Júpiter e por Netuno), me arrisco a palpitar que Mercúrio ganha em importância até a próxima fase da Lua. 1) Porque está em Gêmeos; 2) Porque está conjunto ao Sol; 3) Porque recebe aspecto da Lua; 4) Porque é o regente de Gêmeos e Virgem, os signos envolvidos nesta Lua crescente.

O mapa da lunação, que dessa vez eu calculei para Brasília (e vou passar a calcular os demais mapas para Brasília, também. Como Brasília é a capital, vale para o Brasil). Afinal, minha parceira DaniLu está lá:



Entendo nada de Astrologia mundial, um ramo da arte que interpreta os acontecimentos do mundo sob a perspectiva astrológica. Mas, se não me engano, Mercúrio é significador dos meios de comunicação. Do jeito que está, conjunto ao Sol e quadrando a Lua em Virgem com fama de cri-cri, me lembra a vigilância constante exercida sobre os altos postos do executivo (o Sol rege a alta administração). E, em aspecto fluido com Saturno (as leis), dá a impressão de que vai dar visibilidade a ações do campo da justiça. A conferir.

Netuno é o planeta com mais destaque (é o regente de Peixes, signo que está no ascendente do mapa da Lua Crescente; está quase "cravado" na linha do ascendente - essa linha horizontal que vocês veem cortando o mapa e tem sua ação aumentada pela influência de Júpiter, planeta que tem a característica de "ampliar"). Netuno é mais ou menos tudo o que não está "nesse mundo": as artes, e também o engano; o idealismo e o abuso de drogas, o sonho e o mártir. Rege também o mar, os assuntos marítimos, o petróleo - ou seja, o que está embaixo da terra (daí sua relação com os terremotos), numa alusão ao que está dentro da gente.

Arte, espiritualidade, sonho, idealismo, sonho - são essas as nossas "ferramentas" para essa semana.

Todo esse blá astrológico (que eu adoro, risos) só pra dizer: a Lua está crescente, ganhando força, a barriga da Lua grávida começa a crescer. As sementes plantadas na Lua Nova, os projetos que começamos a acalentar no início do mês, vão se beneficiar da nossa atenção cuidadosa aos detalhes (Lua em Virgem), das nossas habilidades de negociação (Sol-Mercúrio em Gêmeos) - negociação que leve em conta tanto o outro, seja o sócio, o marido-namorado-companheiro, o público (Lua na casa 7) quanto a nossa própria necessidade de segurança emocional (Sol-Mercúrio na Casa 4). Armadilhas em que a gente não precisa cair: dispersão-superficialidade (Mercúrio-Gêmeos), ansiedade, crítica excessiva (Virgem).

E finda aqui esse post explicadinho - como convem ao Sol-Mercúrio e Lua em Virgem no céu. Tenho fases de escrever pouco, outras de me derramar. :-)

Nenhum comentário: