domingo, 3 de abril de 2011

É Lua Nova em Áries!

"...É promessa de vida no seu coração"

Pode ser que alguém aí esteja se perguntando por que tanta folia por causa de uma Lua Nova. O que chamamos de Lua Nova se dá quando Sol e Lua estão próximos, a chamada conjunção. E, uma vez que as posições dos astros tem significados - ou, como João Acuio explica neste artigo , "A Astrologia estuda que tipo de fruto decorre de determinado ciclo de tempo estabelecido entre dois planetas" - é trabalho do astrólogo desvendar que intrigas e dramas o céu promete para o período de cada uma das lunações, baseado na posição dos astros no momento.

[nota: sabemos que Sol e Lua não são planetas! Mas, no jargão astrológico, podem ser assim chamados assim. Ou então, de luminares]

Esclarecido isso, vamos ao céu! Olha a cara dele aí: Mapa da Lua Nova, em 03 de abril de 2011, às 11h33, Salvador, Bahia. É só clicar no mapa que ele aumenta.


Não apenas a Lua Nova está em Áries. Há uma concentração planetária no signo - Mercúrio, Marte, Júpiter e Urano também estão lá, o que nos sugere que o ciclo que ora começa é muito fiel à promessa ariana dos inícios, do impulso, da iniciativa, da luta. Se tentarmos combinar os simbolismos de todos os planetas ora em Áries, podemos imaginar que este será o ciclo do anúncio ou retomada de um grande empreendimento ou mudança, com potencial para revolucionar. Pode ser a criação de uma empresa (a Lua Nova acontece conjunta ao Meio do Céu do mapa, que representa o setor profissional), o anúncio de uma novidade tecnológica. Pode ser a declaração de uma guerra.

Não há indícios, porém, de que o impulso de iniciativa de Áries flua sem impedimentos. O mapa da lunação tem ascendente em Câncer. O regente do ascendente, a Lua, faz oposição a Saturno (o planeta que vocês vêem na parte mais baixa do mapa). Saturno, regendo a Casa 7 - a das parcerias e casamentos - e localizado na Casa 4, o Lar, assim mesmo com maiúcula, o lugar onde sentimos segurança emocional. Saturno é também um dos significadores dos impedimentos, das coisas e pessoas velhas, do tempo. Ou seja: não adianta Áries vir dar uma de nervosinho e querer fazer tudo a toque de caixa, não. A semente lançada leva tempo para germinar, e seu crescimento passa por acordos com o outro e - talvez principalmente - consigo mesmo, com o próprio coração.

Essa é uma interpretação possível para o mapa, e feita de forma impessoal. Mas ela pode ser particularizada, bastando que cada pessoa observe em que casa a Lua Nova cai (o Personare distribuiu esse trânsito) e, igualmente interessante, que planetas do mapa natal são ativados pela Lua Nova (isso eu já não sei se o Personare distribui, eu não recebi). Fiz isso com meu próprio mapa e cheguei a conclusões interessantes sobre o momento. Sabendo disso, fica mais fácil direcionar a "bateria extra" que a Lua Nova ariana traz.

Um comentário:

Lisa Vietra disse...

então eu vou lá no personare agora!