sábado, 23 de abril de 2011

Sábado, Lua em Capricórnio

Eu estava no parque com o cachorro (por isso o atraso no horóscopo - sorry!), quando uma senhora comentou que "não estava conseguindo respirar por causa do cheiro da urina de cachorro" e que odiava as pessoas que "emporcalham as vias públicas com seus bichos". Hoje, a Lua em Capricórnio segue no céu, a Lua responsável e- também - a Lua ranzinza, melancólica. A ação da Lua é nutridora, acolhedora: em um mapa natal, ela simboliza (entre outras tantas coisas) a mãe. Em Capricórnio, ela cai, como ensinaram os antigos. Nas palavras do meu professor João Acuio: Lua Madrasta.

Hoje, essa Lua ativa um aspecto tenso (oposição) entre Mercúrio em Áries e Saturno em Libra. Oposição exata, um de frente pro outro, se encarando, no céu. Mercúrio: o jovem, o mensageiro dos deuses, o significador da comunicação. Fala franca, um tanto brusca, dizendo o que pensa. Já o planeta Saturno é o regente do signo de Capricórnio e representa o velho. Mais do que isso, aliás: Saturno é o próprio tempo, a demora, os impedimentos, as responsabilidades, os medos. Como tudo na vida, pode ser muito bom, ou muito ruim, só depende de a gente acertar a mão.

(Daí que a gente lê essa descrição e acha que é Mercúrio, o jovem, quem vai afrontar Saturno, o velho, né? Pois comigo no parque aconteceu o contrário. Acho que, como estamos sob a Lua em Capricórnio, o Saturnão ganha força)

Outro aspecto importante de hoje: Lua ativa a dupla Marte-Júpiter em Áries. Marte (ainda mais em Áries) é a iniciativa para a ação, e Júpiter é o princípio da expansão. Acho que a ativação dessa dupla por uma Lua capricorniana, pé no chão, responsável e ambiciosa, pode nos levar a ter vontade de agir no mundo, nos nossos planos e projetos (eu sei que é sábado de feriadão. Mas hoje, por exemplo, "por coincidência", agendei um compromisso que pode me levar a conseguir um lugar melhor no meu trabalho. Juro que não olhei a Lua no céu pra fazer isso). Mas é uma ativação tensa (por quadratura), e a Lua em Capricórnio tem esse que de melancolia: será que alguém aí vai, ao contrário, ficar se sentindo sem saber o que fazer, como agir, por onde começar? Me contem.

No mais, é isso aí. Amanhã no meio da tarde a Lua entra em Aquário: a Lua dos amigos. E também não é curioso que tentamos (eu, Moniquinha e Camila Novais) marcar um encontro de amigas e as agendas só estavam disponíveis para o fim da tarde de amanhã? Astrologia é mágica.

Um comentário:

Tatiane Souza disse...

Amiga, estivemos juntas e não pude compartilhar ... Durante todo o dia de ontem, senti uma grande melancolia! Apesar de saber do caminho, de está totalmente aberta aos insights, sintia-me, como ainda sinto agora, um enorme vazio. Como evitar isso?