sábado, 30 de abril de 2011

Sábado, a peleja da Lua-Vênus em Áries contra a tradição

Dia ontem, pelo menos por aqui, transcorreu sem raios e sustos. Mas não é que eu tive um sintoma bem "típico"  de Lua em Áries? Dor de cabeça. Pois cada signo rege uma parte do corpo e a cabeça fica a cargo de Áries, o primeiro, que resolve tudo à base da cabeçada.

A Lua segue ativando os demais planetas em Áries no céu - Hoje é a vez de Vênus. Lua e Vênus são os dois planetas que simbolizam o princípio feminino: podemos encarar a Lua como a mãe arquetípica e Vênus como a amante, que hoje seguem de mãos dadas, unem forças. Com as duas em Áries, o princípio feminino que  é encarado como passivo, ganha em ação.

A mãe Lua em Áries é aquela que é resoluta, independente, ativa, franca e que exerce muita influência sobre os filhos - ou assim é encarada por quem tem esse traço no mapa. A Vênus em Áries, por sua vez, é a conquistadora, ao invés de conquistada. Temos um dia, então, que favorece mulheres fortes, e/ou que vai trazê-las para a parte principal da cena, por assim dizer. Como a dupla Lua-Vênus se associa também a Mercúrio, o sinal é de que as armas que essas mulheres fortes vão usar serão mercurianas: as comunicações em todas as suas formas, o comércio, as pequenas viagens, o movimento - enfim.

Vênus rege também as artes, então outra possibilidade de interpretação é essa: um dia em que as artes - não as artes clássicas, mas em suas modalidades mais combativas-libertárias - ganham (ou conquistam? que Áries não é de ganhar nada) a nossa atenção.

Do lado oposto desta composição Lua-Vênus-Mercúrio, temos Saturno. Oposição costuma ser sinal de conflito. Neste nosso caso, um conflito entre uma expressão artística / afetiva / emocional libertária e independente de um lado, enquanto de outro há o peso e o impedimento da tradição. Infelizmente (para mim!), neste cabo de guerra, creio que a tradição tem mais força: Saturno em Libra está, no dizer dos astrólogos antigos, exaltado; Vênus em Áries está em queda.

E eu que estava "torcendo" para Lua-Vênus em Áries, achei que este texto acabou mixuruca. Me consola saber que "os astros impelem mas não compelem", ou: saber que está configuração de forças está colocada já me dá mas esperteza para agir no mundo e criar uma história diferente. E também que o céu não está parado: amanhã mesmo, a Lua vai estar conjunta a Júpiter e a Marte em Áries. Aí eu quero ver. :-)

Nenhum comentário: