sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lua em Aquário, ideias, ideias...



A legenda é de DaniLu: "Com a Lua ainda em Aquário... fui surfar no imprevisível. Mas, já em clima de troca de idéias... surfando no Youtube, achei uma música que eu não conhecia. Que fala de relacionamento, aparências, vinho, pão, passagem de tempo (inverno e verão do amor)... O que é a MPB na balada? E pra completar... o tesouro descoberto é de Elis, diva mor."

 "Compartilhar a vida de outra pessoa nos exige muito, por mais que hajam afinidades, respeito, individualidades preservadas, prazer e leveza. Há o cotidiano, essa fera doméstica. Há os problemas de toda ordem, esses desestabilizadores de nós mesmos que interferem no que somos, pensamos e sentimos" - viram o texto que DaniLu postou ontem no blog dela, Caleidoscópio Mutante? Se não viu, vai lá para entender que diabos é esse Saturno transitando em Libra - o mesmo com quem a Lua em Aquário faz aspecto hoje, um trígono, um aspecto "fluido" como aprendi a chamar no bom e velho Astrologuês.

Saturno, o grande maléfico, se exalta - surta - em Libra, onde está agora. O que carrega a foice de Cronos, deus do tempo: "Rege a forma, a disciplina, a responsabilidade, a organização, a ambição, a capacidade para uma profissão, as limitações, as tristezas, a demora", vem ensinando March e McEvers, nunca mais tinha falado dessa dupla por aqui. Em Libra, esses atributos saturninos são aplicados aos relacionamentos a dois. Não, eles não são um mar de rosas, ensina Saturno - e confirma DaniLu em seu post: "E há a intimidade, que traz com ela - mais cedo ou mais tarde - o desvanecer da imagem glamourosa da balada, da mesa do bar".

E ainda tem Júpiter em Touro, que também recebe aspecto (quadratura) da Lua nesta sexta. A Lua em Aquário, simbolizando os grupos e a liberdade; Júpiter em Touro, uma representação da vida boa - materialmente falando - que todo mundo quer ter. Aparentemente, um não combina com o outro, né? Mas também tiro um texto da cartola para vocês, numa tentativa de darmos sentido a essa combinação - esse é de Contardo Calligaris:

"Objetos, aparato e aparências, em sua suposta futilidade, são a chave de nossa liberdade para circular na hierarquia social, entrar em grupos diferentes do grupo no qual nascemos (...). Numa sociedade livre, em que a vida depende tanto do olhar dos outros quanto de mil calorias diárias, as pretensas 'futilidades' (objetos de consumo e de aparato) são gênero de primeira necessidade, parte da cesta básica.".

Bom, a Lua está em Aquário - convidando ao pensamento, à troca de ideias, ao trabalho intelectual. E não foi exatamente o que fiz aqui hoje? E com esse texto todo cheio de pedacinhos, me despeço por hoje. Boa sexta (hum, dia de Vênus!) para nós.

Nenhum comentário: