terça-feira, 2 de agosto de 2011

REvise, REleia, REpense... RElaxe

(ou: sem medo de Mercúrio REtrógrado)

Olha, bem que essa podia ganhar o post de hino ao Mercúrio retrógrado, hein? :-) E como lembrou Dani, a letra "ao mesmo tempo que diz 'não olhe pra trás' diz 'não me abandone jamais'.. significa?..."

Mercúrio está andando pra trás - uma ilusão de ótica, claro, porque planetas não andam nem pra frente, nem pra trás. Mas como a órbita de cada astro tem uma velocidade, às vezes dá mesmo a impressão de que eles estão "voltando". Só que, para a Astrologia, todo fato é relevante. E o fato de um planeta aparentar estar de marcha-a-ré no céu diz muito sobre a sua forma de ação.

A retrogradação, eu aprendi com Anna Maria Costa Ribeiro, em Conhecimento da Astrologia - Manual Completo, acontece quando o planeta fica mais próximo da Terra:

"A aproximação do planeta com a Terra no passo retrógrado tira a objetividade do planeta, da mesma forma que quando desejamos ver bem um quadro, precisamos manter uma certa distância. Vê-se o planeta intensa e intimamente, mas perde-se o senso de perspectiva" (p. 212). Mais adiante ela explica que, quando retrógrado, o planeta pode vir a ter uma atuação contra a sua própria natureza.

"Voltamos a nossa programação normal em três semanas" (imagem daqui)

Voltemos então a Mercúrio retrógrado - razão, comunicação, destreza, viagens curtas, irmãos, crianças, vizinhos, serviços de escritório, correios, comércio, papéis e documentos estão sob a regência deste planeta. E o que acontece quando ele anda pra trás? É um tal de e-mail que não chega, celular fora de área, sumiço de papel e mal-entendidos. Mercúrio perde a objetividade e com ela, parte de sua destreza.

Eu disse "parte", porque Mercúrio retrógrado não é ruim. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" - isso está na Bíblia (sem preconceito, hein?!). Em passo retrógrado, Mercúrio favorece um novo olhar para os assuntos sob sua regência. Bom momento para as revisões, releituras, retornos - observe, tudo coisa que começa com RE. Voltar a estudar o que não ficou bem compreendido, consertar coisas quebradas, entender melhor situações que aconteceram no passado. Mercúrio fica retrógrado por três semanas - Aproveite!

Nenhum comentário: