sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sexta, Saturno e Urano

Urano era o Céu, o mais velho dos deuses. Uniu-se a Gaia e começaram tendo 12 filhos, os Titãs: forças violentas que inicialmente povoaram o mundo.

Urano odeia esses filhos e obriga-os a ficar no ventre da mãe, Gaia ou Terra. Gaia revolta-se contra essa atitude de Urano, odeia o marido e decide vingar-se. Chama os Titãs e pede que destronem Urano. Os Titãs se recusam, mas Cronos (assimilado pelos romanos como Saturno), o filho mais jovem de Urano e Gaia, concorda.

Gaia, então, dá a Saturno a foice que vinha afiando. Quando Urano volta a se aproximar da mulher, Saturno corta os testículos do pai, que voam pelo espaço e caem no mar formando uma espuma, de onde nasce Vênus.

Urano e Saturno, os planetas, revivem o drama mitológico e se encaram no céu de hoje. Saturno em Libra, o senhor da foice e do tempo, pretende mais uma vez destronar Urano que, em Áries, é fértil em povoar o mundo de forças irracionais. E é mais ou menos assim, mesmo, a nossa mitologia da vida real o comprova: Urano é significador, também, das rebeliões, que tantas e tantas vezes explodem irracionalmente até que Saturno em Libra - ops, quero dizer: a espada (foice?) da justiça - castra o movimento.

Mas Urano - alguém duvida? - é também um tirano. Individualista, só pensa em si. As forças irracionais podem ser assim e, ao virar nossa vida de pernas para o ar, Urano não está muito preocupado conosco. Mesmo um movimento social legítimo em suas causas pode, ao explodir desordenadamente, fazer sofrer pessoas inocentes ou ferir direitos humanos. Nessas horas, a foice de Saturno em Libra vai chamar a atenção para o equilíbrio com o outro.

"Nessa conjuntura política, com esse contexto astrológico de tragédia, criação, destruição, vemos nossa pátria, Deus, deuses e deusas em jogo. Mas, também há espaço para o amor e a beleza..." - e olha com o que Dani vem:


[Observem que no mito há uma mulher que vai de vítima à articuladora da resolução do conflito: Gaia. Mas no nosso céu, essa mulher é a Lua, que "ativa" a oposição entre Urano e Saturno e reconta o drama.]

Hoje, seremos Urano e / ou Saturno - como a Lua está em Áries, mesmo signo em que Urano se encontra, creio mais provável que sejamos tomados por esse furor uraniano de revirar tudo - e a "enquadrada" de Saturno nos espera na próxima esquina. Mas vimos ontem que o trânsito da Lua por um signo pode ativar as qualidades de seu oposto: logo, a depender de como esse trânsito se relaciona com o seu mapa natal, você pode se sentir mais à vontade no papel de Saturno e sair por aí enquadrando - seja chamando a atenção para o relacionamento, seja forçando na rigidez.

Se servir de consolo, lembremo-nos: ao castrar seu pai, Saturno cria o tempo. Ao ser castrado, os órgãos sexuais de Urano dão origem a ninguém menos que Vênus, a deusa do amor e da beleza...

3 comentários:

Unknown disse...

isso quer dizer que o dia pode melhorar? diz que sim, diz que sim!

Lisavietra disse...

amor e beleza X castração dos orgãos masculinos... isso não leva a gente a fazer umas analogias...? rs

Ana Fernanda disse...

Barberix, sou otimista: melhorar sempre pode :-) E é justamente por isso que estamos aqui, né? Saber que forças estão em jogo nos ajuda nesse trabalho de tornar as coisas melhores.

Lisa!! Não tinha pensado não, mas não é que dá? kkk...