quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quarta, Lua entra em Capricórnio


"Faço longas cartas para ninguém"... dizem Adriana e Antonio Cícero em Inverno. Vida interior, movimento para dentro... vamos à reflexão?

Bom dia! Lua se despede de Sagitário - e dos exageros, da expansão, das polêmicas. Hoje, às 11h13, horário de Brasília, ingressa em Capricórnio e dá as mãos (conjunção) a Plutão.

Assim como Escorpião, Capricórnio não é uma posição fácil para a Lua. No seu oposto, Câncer, a Lua aquece; em Capricórnio, ela é fria - quem segue o astrólogo João Acuio no no Twitter já deve ter visto ele referir-se à Lua em Capricórnio como Lua Madrasta. Capricórnio é o signo das estruturas, da responsabilidade,  de um tanto de queixa e azedume, também.

Na roda das estações, simboliza o inverno no hemisfério norte: a vida congelada. Nas plantas, as folhas caem; os bichos hibernam, resta o essencial para manter a vida. É isso que se quer dizer com "Capricórnio rege as estruturas". No nosso corpo, Capricórnio são os ossos - daí quem tem Capricórnio-Saturno forte ter a tendência a sofrer das articulações.

Uma sugestão: prestar atenção ao próprio humor antes e depois das 11h13, quando a Lua ingressa em Capricórnio.

A Lua em Capricórnio de hoje volta a dar as mãos (conjunção) a Plutão - o planeta que rege os mundos inferiores, seja o subsolo, seja a nossa vida interior. Plutão tem um quê de mórbido que, junto com a melancolia capricorniana, pode deixar a gente pra baixo, mesmo.  É o senhor do subsolo, e eu gosto de lembrar que é no subsolo que estão as maiores riquezas - pra quem se dispõe ao trabalho de escavar, é claro. Mais um sinal de que hoje podemos nos beneficiar mais dos movimentos que acontecem pra dentro do que pra fora.

Nenhum comentário: