sábado, 23 de julho de 2011

Amy.

Love is a losing game, música escolhida por Niltinho pra esse post-homenagem.


Sim, você já sabe: acabaram de encontrar o corpo de Amy Winehouse.


...


Amy era Lua-Netuno - aqui, João Acuio fala lindamente do que significa lidar com os poderes netunianos no seu mapa natal:


Netuno é a pulsão imperiosa, dionisíaca, que clama por dissolução, inspiração, êxtase. Netuno é Baco, Netuno é Kurt Cobain. Netuno é a união amorosa capaz de fazer esquecer quem é quem. Netuno é a ilusão paradisíaca.Netuno é o alto-mar das ilusões. Netuno é o canto da sereia. Netuno é mistério graças a Deus.


E ainda:


Tire a bebida de perto de quem tem Netuno – ele já vive em estado embrigado, em estado de inspiração.


 "mas ela ainda tem a música, não é?"


Amy morreu aos 27 - e já tem gente falando de um "clube dos 27", com gente boa, Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, and Kurt Cobain, que morreu com essa idade. Quando se estuda as técnicas de progressões secundárias, vê-se que, por volta dessa idade, a  Lua completa um ciclo importante: é um momento crítico, mais um, na turbulenta viva que passamos por aqui.


O corpo de Amy foi encontrado às 16h, em Londres - hora em que a Lua-Júpiter em Touro, no céu agora mesmo, fazia oposição ao Saturno de nascimento da cantora. A Lua-Júpiter transitava pela Casa 12 de Amy - a Casa dos sofrimentos, das dissoluções... aliás, uma Casa regida por Netuno.


A Lua do dia de hoje ainda ativou o planeta Plutão no signo de Capricórnio, que por sua vez fazia conjunção com a Lua de nascimento de Amy. Plutão é o senhor dos reinos inferiores - a morte é um dos seus significadores.


O mapa de Amy, como compartilhou Titi Vidal: Lua-Netuno na Casa 7 - popularidade mundial. Sol (conjunto a Mercúrio) na Casa 5 - a arte, a criatividade.


Só resta contar a história com que Maria, filha de DaniLu, nos brindou. Quando a mãe contou que Amy tinha morrido, a pequena respondeu: "mas ela ainda tem a música, não é?". Concordo com a mãe: cinco aninhos e já repleta de sabedoria.


Esse post ainda não tem música, porque DaniLu está off agora. Mas daqui a pouco terá. Aliás,   vocês poderiam sugerir uma música de Amy, né? A nossa homenagem.

3 comentários:

N. disse...

minha homenagem - http://letras.terra.com.br/amy-winehouse/879972/

triste.

Unknown disse...

Valerie, talvez uma das interpetações mais bonitas dela.
http://letras.terra.com.br/amy-winehouse/1007718/traducao.html

Clarice disse...

Ai, Jah. O mapa dela é super parecido com o meu! Ascendente em gêmeos, lua-netuno na sete! Uau, uau...a diferença é que, no meu, ambos estão em sagitário. Olhando um pouco mais, outras coincidências, mas vou parar por aqui. Meu sol na oito me salva! rsrs