sábado, 2 de julho de 2011

Sábado, Lua entra em Leão

Por mais que estejamos falando do céu do Brasil, hoje é daqueles dias em que o contexto fala alto: É 2 de Julho, dia da independência na Bahia. Dia em que as tropas locais expulsaram os invasores e... Como é mesmo? (DaniLu e demais baianos, me ajudem aê!).
Bom, a história todinha eu não vou saber contar a vocês agora. O que eu sei com certeza é que 2 de julho é feriado, que a gente ocupa indo pra rua, assistindo cortejo cívico e colocando a boca do mundo (e, se você for jornalista, ocasionalmente, trabalhando também).

Afinal, já que a gênese do feriado fala da força das tropas locais na expulsão dos invasores, a gente aproveita pra mostrar a força pra expulsar o machismo, o racismo, a exploração, a ____ (insira aqui o invasor que você quer ver fora do seu campo de visão i-me-dia-ta-men-te).

É muita bandeira pra pouca pessoa.

E aí que abro o mapa para o dia de hoje e a Lua ainda em Câncer se aproxima de Mercúrio - que já amanheceu em Leão! Leão rege a criatividade, as artes, é aquele que está à vontade no palco, que recebe com tranquilidade os aplausos. Em Leão, a fala fica dramática, performática, orgulhosa de ser quem é.

E se eu contar pra vocês (pra quem não sabe, claro) que o cortejo do 2 de Julho é esse lugar em que o gritar palavras de ordem vem acompanhado de uma expressão criativa que poderia muito bem ser leonina? Vocês vão me encontrar na Marcha das Vadias - e, desde a manhã dessa sexta, eu me procupo com que roupa vou usar. Vou "atuar" (Leão) como vadia, por solidariedade a todas as mulheres que foram violentadas (Câncer).

Elisa Lucinda - Aviso da Lua que Menstrua:
Homenagem à Marcha das Vadias / Salvador

Câncer, signo de elemento Água, tem esse quê de sofrimento. Câncer resgata o passado - e não é isso que tantos movimentos sociais fazem: resgatar o passado, para garantir a construção de um futuro diferente?

Bom, a Lua fica em Câncer até às 18h42, quando entra, justamente, em Leão. Ainda é uma Lua bebê, Lua Nova, mas em Leão (elemento Fogo, gente), ela já anima, enche festas, chama pra rua. No começo da noite, a dupla Lua-Mercúrio se comunica (trígono) com Urano: criatividade, ser diferente... ser livre. Não é o dia da independência? Na Bahia ou no Cerrado, tá valendo.

Um comentário:

Lisavietra disse...

Super me identifiquei!
E a Marcha foi um sucesso!...